Versão 2018! Espinha mantida e ataque reformulado: Botafogo volta ao trabalho

Após 31 dias de Férias, o elenco do Botafogo se reapresenta nesta quinta-feira, no Nilton Santos, para dar o pontapé inicial nos trabalhos em 2018. Já no primeiro dia, os jogadores terão treino em tempo integral, às 9h e 16h (de Brasília), enquanto o novo técnico, Felipe Conceição, será apresentado oficialmente às 13h em General Severiano. No domingo, a delegação viaja para a nove dias de pré-temporada no Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins, no Espírito Santo.

 
Felipe Conceição substitui Jair com a missão de montar o novo Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSpress/Botafogo)

Felipe Conceição substitui Jair com a missão de montar o novo Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSpress/Botafogo)

Em campo, saíram 14 jogadores em relação ao ano passado, mas só três eram titulares até a reta final da temporada: Victor Luis, Bruno Silva e Roger. A espinha do time está mantida, quatro subiram da base, e dois reforços foram anunciados até o momento: Leandro Carvalho, ex-Paysandu, e Luiz Fernando, ex-Atlético-GO. Ainda há um 90% fechado: Rony, do Albirex Niigata, do Japão – clique aqui e acompanhe a Central do Mercado. Em comum? Todos são contratações para o setor ofensivo – o ataque em 2017 foi o alvo das maiores críticas.

  • SAÍRAM
    Helton Leite (GOL)
    Jonas (LAD)
    Victor Luis (LAE)
    Victor Lindenberg (LAE)
    Emerson Silva (ZAG)
    Emerson Santos (ZAG)
    Renan Fonseca (ZAG)
    Airton (VOL)
    Bruno Silva (VOL)
    Fernandes (VOL)
    Vinícius Tanque (ATA)
    Guilherme (ATA)
    Roger (ATA)
    Renan Gorne (ATA)
 
Luiz Fernando, Botafogo (Foto: Divulgação / Botafogo)

Luiz Fernando, Botafogo (Foto: Divulgação / Botafogo)

 
  • CHEGARAM
    Leandro Carvalho (ATA)
    Luiz Fernando (ATA)
    Rony (ATA) – 90%
  • SUBIRAM
    Ezequiel (ATA)
    Lucas Campos (ATA)
    Helerson (ZAG)
    Kanu (ZAG)

O primeiro teste do novo Botafogo será no próximo dia 11, em amistoso contra o Vitória-ES, da Primeira Divisão Capixaba, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, na Grande Vitória. Se você fosse Felipe Conceição, qual time escalaria para começar a temporada de 2018?

 
 

A agenda em 2018:

Campeonato Carioca

A estreia alvinegra na Taça Guanabara será no dia 16 de janeiro, em casa, contra a Portuguesa-RJ. No grupo C ainda estão Fluminense, Boavista, Madureira e quem se classificar na fase prévia. O Clássico Vovô será logo na segunda rodada, no Maracanã.

16/01 – Botafogo x Portuguesa-RJ – Nilton Santos
20/01 – Fluminense x Botafogo – Maracanã
24/01 – Botafogo x classificado na fase prévia – local a definir
28/01 – Botafogo x Boavista – Nilton Santos
03/02 – Botafogo x Madureira – Nilton Santos

 

Copa do Brasil

A CBF pagará no total R$ 68,7 milhões ao campeão desse torneio em 2018. Por não estar na Libertadores, o Botafogo esse ano disputará as quatro fases iniciais com 80 times e que começará começará no fim de janeiro. O Alvinegro estreia contra o Aparecidense-GO em jogo único fora de casa, com vantagem do empate para se classificar. A data ainda será marcada pela CBF.

 

 

Campeonato Brasileiro

A primeira rodada da competição está marcada para o dia 15 de abril – a tabela ainda não foi divulgada pela CBF. Décimo colocado na última edição, o Botafogo terá a missão de voltar à briga no grupo dos clubes que brigam pela classificação para Libertadores. A disputa será paralisada de 13 de junho, um dia antes do início da Copa do Mundo, a 18 de julho.

 
Tabela do Campeonato Brasileiro é a única de 2018 ainda não divulgada (Foto: Infoesporte)

Tabela do Campeonato Brasileiro é a única de 2018 ainda não divulgada (Foto: Infoesporte)

Análise:

Thiago Lima, repórter setorista do Botafogo

“O início de 2018 é menos motivador do que foi ano passado. Não só pela ausência na Libertadores, mas pelas contratações. Nomes como Montillo, João Paulo e Roger traziam um ar de esperança. Agora, mais apertado financeiramente, a aposta da vez é em jogadores jovens, rápidos… E para o setor ofensivo, visto internamente como “culpado” pelo fim de temporada decepcionante pela falta de peças. Apesar da barca cheia, a espinha do time que surpreendeu em 2017 está mantida.

Com o ex-atacante Felipe Conceição como técnico e fartas opções de velocidade no ataque, a diretoria acredita em um time mais ofensivo na versão 2018. A formação consagrada por Jair Ventura com três volantes deve ficar de lado. Até porque Bruno Silva e Airton, que eram figuras centrais no esquema, deixaram o clube. O ponto forte, no entanto, continua sendo a defesa: com a dupla já encaixada Carli e Igor Rabello, e a boa disputa Gatito x Jefferson no gol.

 

Dos reforços, Luiz Fernando é o único que chega com status de titular a princípio. Meia-atacante, o ex-Atlético-GO pode atuar tanto pelos lados quanto próximo da área. Leandro Carvalho e Rony (se fechar) terão que buscar espaço na pré-temporada junto a Pimpão, que costuma levar vantagem física no início do ano. Joia e xodó da torcida, Ezequiel corre por fora e deve ser aquele que sempre entra no segundo tempo. Mas ainda falta um camisa 9 para concorrer com Brenner”.

 
Elenco do Botafogo em 2017 foi reformulado: saíram 14 jogadores (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Elenco do Botafogo em 2017 foi reformulado: saíram 14 jogadores (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Elenco:

Goleiros:

Gatito Fernández, Jefferson e Saulo

Zagueiros:

Carli, Igor Rabello, Marcelo, Kanu e Helerson

Laterais:

Arnaldo, Marcinho, Luis Ricardo, Gilson e Yuri

Volantes:

Dudu Cearense, Gustavo Bochecha, João Paulo, Matheus Fernandes e Lindoso

Meias:

Leandrinho, Valencia e Marcos Vinícius

Atacantes:

Luiz Fernando, Brenner, Ezequiel, Leandro Carvalho, Lucas Campos, Pachu, Pimpão e Rony (90%).

Fonte: GE

Sobre o autor