Só tem um? Duelo de Botafogos agita a Copa do Brasil

Glorioso encara o Botafogo da Paraíba, nesta quarta-feira, em estreia das duas equipes na Copa do Brasil. Se vencer por dois ou mais gols de diferença, Glorioso já se classifica

10606306_696888210391440_4960520668375372222_n

Alvinegro de verdade não gosta de ouvir que torce para o “Botafogo do Rio”. Afinal, Botafogo só tem um. Nesta quarta-feira, 1° de abril, Dia da Mentira, às 22h, o Alvinegro – rico de histórias, ídolos e títulos – encara o xará da Paraíba, no Almeidão, na estreia das duas equipes na Copa do Brasil, na tentativa de provar que esta história de mesmo nome não é sinônimo de igualdade de grandeza.

Ao longo dos anos, a fama do Botafogo foi tão longe que ultrapassou limites, divisas e fronteiras. Inspirado no sucesso do clube carioca, surgiram vários homônimos pelo Brasil, e até mesmo em outros países. Numa rápida pesquisa na internet, é possível encontrar mais de 70 Botafogos. Um dos xarás nordestinos é o paraibano. O Belo, como é conhecido, foi criado na década de 30, quando o Alvinegro já era famoso no Rio, então capital do Brasil.

Apesar do clima de disputa nesta partida da Copa do Brasil, o ambiente entre os diferentes Botafogos espalhados pelo mundo é de cortesia. Com alguns xarás, o Alvinegro chegou a firmar parcerias.

Neste duelo contra os paraibanos, o Glorioso pode voltar classificado do Nordeste, em caso de vitória por dois ou mais gols de diferença. No entanto, o discurso é de humildade entre os jogadores. Para o zagueiro Alisson, um resultado positivo, esta noite, já estará de muito bom tamanho.

– Sabemos que é um jogo muito difícil, Copa do Brasil é assim. Viemos para vencer, mas é difícil eliminar o jogo da volta. É bem provável que fiquemos satisfeitos com uma vitória – disse o defensor.

COM A PALAVRA – ROBERTO ASSAF, COLUNISTA DO LANCE! E HISTORIADOR

‘Este grande número de Botafogos espalhados pelo Brasil e também pelo mundo é uma consequência do que o clube conquistou ao longo da história. A partir da década de 30, o Botafogo ficou ainda mais famoso depois que conquistou o tetracampeonato Carioca.

Creio que antes mesmo do fenômeno do rádio, o Rio já tinha uma grande projeção nacional por ser a capital. Por isso, os clubes cariocas também eram muito conhecidos por todo o Brasil. Isto ajudou também para que o Botafogo ficasse ainda mais famoso. Depois, então, vieram os títulos do Estadual. Há um número muito grande de Botafogos por todo o Brasil’.

CURIOSIDADES DOS VÁRIOS BOTAFOGOS

Botafogo na África e na Europa

A fama do Botafogo foi tão longe que o clube deu nome a agremiações de vários países distantes do Brasil, como o Botafogo de Cabo Verde, o Botafogo de Montego Bay, da Jamaica, e o Botafogo de Mladá Boleslav, da longínqua República Tcheca.
Parcerias

O Botafogo teve algumas parcerias com alguns xarás ao longo da história. Uma delas foi até mesmo com xará da Paraíba. O acordo foi feito em 2009. Outra parceria famosa foi firmada com a Associação Botafogo Futebol Clube, o antigo Esportivo Guará, de Brasília. Além do mesmo nome, a agremiação tem mesmo escudo, cores e uniforme do Glorioso. A sintonia é tão grande que ídolos como Túlio e Sérgio Manoel jogaram lá.

Macaé era Botafogo

O Macaé, adversário do Glorioso no Campeonato Carioca, foi fundado como Botafogo Futebol Clube. Outra curiosidade é que as duas equipes vão se enfrentar também na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Também em Macaé está a Associação Esportiva Unidos do Selefogo. O nome é uma homenagem ao Alvinegro.

Escudo famoso

Além do nome Botafogo ter ficado famoso em vários cantos do mundo, o escudo do Glorioso também é muito conhecido. Há vários clubes que o adotaram.

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/botafogo/Mentira-Glorioso-provar-Botafogo-verdade_0_1330667117.html#ixzz3W3bASmJb
© 1997-2015 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

Sobre o autor
Editor de Notícias do Fala Glorioso