Para matemático, Criciúma e Bahia estão virtualmente rebaixados. Botafogo dificilmente escapa

Coritiba-2-x-3-Botafogo-2012
Mesmo sendo derrotado no Maracanã para o Flamengo, e ficando a apenas um ponto da Zona de Rebaixamento, o Coritiba tem cerca de 70% de chances de permanecer na primeira divisão do futebol brasileiro segundo os dois principais sites de estatísticas do país. O fracasso dos três últimos colocados na rodada e a tabela difícil que a Chapecoense, 17º na classificação, tem pela frente são os trunfos do Coxa na reta final do torneio, apontam o Infobola, do matemático Tristão Garcia e o Chance de Gol, do estatístico Marcelo Leme de Arruda.

Para ambos, Criciúma e Bahia estão virtualmente rebaixados, com 99% de chance de queda para o time catarinense e 97% para a equipe baiana. O Botafogo, também, dificilmente escapa. Para Tristão Gacria, o rubro-negro carioca tem 82% de chances de rebaixamento, Arruda é ainda mais pessimista com o Fogão, dando 92% de risco.
Assim, os dois especialistas acreditam haver, praticamente, apenas uma vaga para a série B 2015 em aberto e a Chapecoense, que hoje ocupa a 17ª posição, é a favorita à queda, principalmente por conta de sua tabela até o final do campeonato, já que enfrenta Fluminense (fora), Botafogo (em casa), Cruzeiro (em casa) e Goiás (fora) nos quatro últimos jogos, precisando somar, ao menos sete pontos.

Precisando de duas vitórias em quatro jogos e com um recente bom desempenho em casa, o Coritiba pode escapar mesmo que perca o confronto direto com o Vitória, quarta-feira, no Barradão. Como tem pela frente Palmeiras e Bahia no Couto Pereira, além de Atlético Mineiro fora, os números dão boas chances para o alvi-verde. Para Tristão, o Coxa tem 32% de risco de queda, para Arruda, apenas 22,4%, menos que os 27% de chances que dá para o próprio Vitória.

O site de Arruda, Chance de gol, mostra ainda as chances de escapar da degola com cada pontuação e reduz o “número mágico” para 43 pontos, apostando que só por um milagre um dos quatro últimos colocados alcançará tal pontuação. Assim o Coxa estaria a seis pontos da permanência na série A.

Fonte: Bonde.com

Sobre o autor
Editores responsáveis pelo site