João Carlos Quaresma: o melhor voleibolista brasileiro de sempre

Botafogo
João Carlos Quaresma, natural de Niterói e glória do voleibol do Botafogo, faleceu na sexta-feira passada, 7 de março de 2014, aos 83 anos de idade.
Nas décadas de 1950 e 1960 Quaresma foi jogador da Seleção Brasileira, da Seleção Carioca e do Botafogo de Futebol e Regatas, tendo iniciado a sua carreira em Niterói, no Canto do Rio e depois no América, antes de ingressar no Glorioso.
O atleta integrou, nos primeiros anos, as fabulosas equipas do Botafogo que se sagraram undecacampeãs do Rio de Janeiro entre 1965 e 1975. A equipa de 1965 era constituída assim:
Marco Antônio Volpi, João Gasparini, Marcos ‘Amarelo’ Wild, Mário Stiebler Dunlop, João Carlos Quaresma; Ary Graça Filho, Almir Câmara, Paulo Márcio Costa, António Sérgio Covas, Ronaldo Sertã, Sílvio Vilaça. O técnico era Jorginho Bettencourt.
Quaresma era um jogador de elevado raciocínio, levantava, cortava e defendia com muita eficiência junto à rede, tendo sido votado o ‘melhor atleta’ do Botafogo em 1965, à frente de Aida dos Santos, no primeiro concurso interno dessa natureza no Botafogo.

Fonte: Mundo Botafogo

Sobre o autor
Editores responsáveis pelo site