PAULINHO VALENTIN (1932-1984)

P-Valentim-pte-1

Paulo Ângelo Valentim, também conhecido como Paulinho Valentim nasceu em Barra em Barra do Pirai no Rio de Janeiro foi mais um grande atacante a fazer história no nosso glorioso.

Centroavante raçudo e artilheiro, começou a jogar futebol no Central de Barra do Piraí. Passou pelo Guarani de Volta Redonda e, em 1954, transferiu-se para Belo Horizonte, contratado pelo Atlético Mineiro, onde foi Campeão Estadual em 1954 e 1955. Dois anos depois, foi levado pelo treinador João Saldanha para o Botafogo, que não conquistava um título desde 1948. O jejum terminou em 1957, com participação fundamental de Paulo Valentim: ele fez 5 gols (sendo um de bicicleta) na vitória de 6 a 2 do Botafogo sobre o Fluminense que decidiu o Campeonato Carioca daquele ano.

Convocado para a Seleção Brasileira que participou do Sul-Americano de 1959, em Buenos Aires, jogou e encantou os argentinos. No ano seguinte foi contratado pelo Boca Juniors.

Atuou pelo Glorioso nos anos entre 1956 e 1960 e assim como em todos os clubes que jogou deixou uma história marcada por títulos e por gols. Honrou a estrela que vestia no peito e deu inicio a uma era que seria o auge de craques do Botafogo nos anos 50-60. Por isso Paulinho Valentin é merecedor de todas as nossas homenagens alvinegras!

Texto e Pesquisa: Flávio Fernandes

Sobre o autor
Botafoguense desde a Escandinávia. Jornalista e torcedor de arquibancada. Desde sempre vivendo 24 horas o nosso glorioso.