É HOJE, BOTAFOGO.

Grande parte da mídia esportiva dava como certa a eliminação do Botafogo de Futebol e Regatas antes da fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2017. Torcedores rivais se divertiam ao afirmar que o Glorioso não iria passar por adversários tão tradicionais. Ledo engano. O Fogão eliminou Colo-Colo e Olímpia, teve grandeza suficiente para superar todas as adversidades e se consolidou como um dos times mais temidos no principal grupo da competição. Devem ter esquecido que o Gigante Alvinegro é o clube mais tradicional do país mais importante do futebol mundial. O Fogão se classificou nas duas fases que disputou e hoje encara o Club Estudiantes pela primeira rodada da fase de grupos.

Hoje é um dia de orgulho pro torcedor botafoguense. O clube ainda passa por sérias dificuldades financeiras, porém está na maior competição de futebol do continente. É sabido que a diretoria erra em inúmeros quesitos e há muitas discussões a respeito da falta de profissionalismo em diversos setores do clube, além de dúvidas sobre bastantes assuntos relacionados ao futuro do Botafogo. Entretanto, hoje não é dia para lamentar e/ou murmurar. É nesta noite que a estrela solitária vai brilhar dentro de campo e no coração de cada torcedor, para que seja o início de uma caminhada triunfal!

Hoje é dia de apoio à camisa, aos jogadores que a representam e à Estrela Solitária. O Botafogo enfrenta o Club Estudiantes de La Plata, importante time da América do Sul, quatro vezes campeão da Copa Libertadores da América e uma vez ganhador da Copa Intercontinental. É um excelente adversário para atuar na mansão alvinegra! O palácio do Glorioso recebe, de braços abertos, clubes que fazem parte da história do futebol, pois a casa fica cheia e quando isto acontece, o dono do local se inspira e dificilmente deixa de vencer.

Não há preocupação sobre a festa da torcida. Se não tem mosaico, existe outro tipo de atração e a certeza de uma noite esplendorosa no estádio mais bonito do Brasil. O time argentino, presidido pelo craque Juan Sebastián Verón, vai ter dificuldades, pois mais trinta mil torcedores devem ir ao Nilton Santos e quando o Glorioso joga pra um grande público, em casa, a festa é garantida e a vitória é praticamente certa. Este fato é estatisticamente comprovado e se você quiser passar uma noite agradável, o convite já está feito: Vá ao estádio e apoie o Botafogo, único clube carioca campeão continental na cidade do Rio de Janeiro.

Tradição não se compra. Saudações alvinegras!

Sobre o autor
Fabiano Bandeira, o Praça do Pop Bola (Rádio Globo) e comentarista do programa Cjc Esporte, do canal Cjc. Twitter: @FabianoBandeira Instagram: fbandeira13